Região de Setúbal
A Península de Setúbal cobre 1624,9 Km2 da superfície de território nacional e abrange nove municípios (Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal), com uma população residente actual de 793 543 habitantes.
A sua localização privilegiada, limitada a norte pelo estuário do Tejo (onde faz fronteira com a Grande Lisboa), a sul pelo estuário do Sado (onde faz fronteira com o Alentejo Litoral) e a oeste pelo Oceano Atlântico, confere-lhe características únicas em termos paisagísticos, climáticos e orográficas.
Esta indissociável ligação aos rios e ao mar, por um lado, e a uma certa interioridade por outro, tem sido factor determinante para o enraizamento das populações, determinante para certos modos de vida e de formas de subsistência ligadas a actividades especialmente do sector primário (agricultura e pescas). Só mais recentemente o sector terciário (serviços) assumiu preponderância, enquanto se regressa ao contacto e se valoriza a (re)aprendizagem com os métodos e saberes tradicionais.
As Autarquias locais têm desempenhado um papel fundamental nesta mediação, mas também noutros aspectos, confirmando-se como motor de desenvolvimento em diversos patamares. O seu papel activo em termos sociais, culturais, desportivos, no planeamento e no ordenamento do território e até a nível da captação de investimento são símbolos da gestão autárquica neste território.
|